sábado, 22 de novembro de 2008

Cineasta promove oficina para jovens de Santo Amaro



Por Guilherme Machado

O cineasta Lula Gonzaga, idealizador do projeto “Cinema de Animação - A SAGA AUDIOVISUAL” está se preparando para iniciar um novo curso de animação artesanal para jovens de Santo Amaro.

Lula foi convidado pela Fundarpe, Fundação do Patrimônio Histórico e artístico de Pernambuco, para realizar o projeto denominado de “Desenhando Culturas”, ação governamental que visa promover capacitação na área de animação para jovens carentes do bairro de Santo Amaro, localidade com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de Recife. O cinesta vai levar a sua estrutura para o bairro, onde as aulas devem começar em janeiro de 2009.

Segundo a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, a proposta visa capacitar profissionalmente os jovens, através de cursos específicos de animação, além de gerar novas oportunidades para esses alunos, no intuito de garantir um futuro para esses cidadãos. “A primeira turma que se formou no Desenhando Culturas produziu um filme de 15 minutos, onde todos participaram e cada um desenvolveu uma cena. O filme, inclusive, já foi exibido em diversos países. Além de desenvolver o profissional, queremos desenvolver o cidadão.”, conclui Luciana.

Após o sucesso inicial, a ação vai retornar ao bairro de Santo Amaro para atender outros 15 alunos, todos eles estudantes de escolas públicas da região. “Vamos aproveitar essa etapa para dar mais experiência aos alunos veteranos, do primeiro curso. Com a minha supervisão eles vão ministrar esse novo curso e vão aprender a compartilhar o conhecimento com esses novos alunos”, declara Lula.

De acordo com Charles Souza, aluno da primeira turma do “Desenhando Culturas” o curso é uma ótima oportunidade para aprender os segredos da animação e uma chance de crescer profissionalmente. “Quando eu conheci o cineasta Lula Gonzaga e comecei a participar do programa, eu aprendi os conceitos de animação artesanal, que é feito através de desenhos feito a mão, e aprendi a linguagem do Flash, programa de computador que produz animações em formato digital”.

Recentemente, Charles foi convidado para compor a equipe de Lula Gonzaga, no Cinema de Animação. E está desenvolvendo trabalhos diariamente, no estúdio
, localizado na rua 13 de Maio, em Olinda, com o cineasta. “Da minha equipe de trabalho, temos duas pessoas que foram formadas no Desenhando Culturas.", afirma.

Após esse período, Charles já pensa em fazer carreira. “Desde pequeno que eu desenho. Trabalhar com animação é o meu sonho desde criança. Viver de animação seria fantástico para mim ou quem sabe até ser um cineasta. Pensar grande, não faz mal, né?”, questiona o jovem de 16 anos.

Agora, ficamos na expectativa que esse novo trabalho consiga promover educação, capacitação, experiência e perspectiva para esses jovens de Santo Amaro.

Nenhum comentário: